Jogos baixados ilegalmente na internet ou comprados nos camelôs pode estar com os dias contados.
A fabricante de jogos Ubisoft anunciou há algum tempo o desenvolvimento de um novo tipo de DRM (proteção contra cópia não-autorizada) o Denuvo. Onde requer que o jogador esteja conectado à internet constantemente, para que seja feita uma verificação com o servidor de autenticação através de login com usuário e senha.
Lançado em 2014, o Denuvo Anti-Tamper vem trazendo cada vez mais dificuldade e dor de cabeça aos crackers, ao tentarem descriptografar os códigos usados pela empresa.
Em uma postagem no Fórum do site 3DM Game, uma hacker membro do grupo 3DM, o qual é conhecido como o maior grupo de crackers de todo o mundo, disse ser bem possível que em dois anos a pirataria de jogos seja extinta, em texto, “Bird Sister” disse:
"Recentemente muitas pessoas têm perguntado sobre os cracks para Just Cause 3, então aqui vai uma resposta centralizada para esta pergunta: O estágio final está muito difícil e o Jun (melhor cracker do grupo) quase desistiu, mas na última quarta eu o encorajei a continuar. Eu ainda acredito que este jogo pode ser quebrado. Mas vendo as tendências atuais no desenvolvimento da tecnologia de criptografia, num período de 2 anos eu temo que não haverá mais jogos gratuitos (piratas) para se jogar no mundo."
Mas de acordo com a toda poderosa Blizzard, querer lutar contra a pirataria dos jogos eletrônicos com sistemas de proteção de cópia restritiva dos games é pura perda de tempo.
"Se nós fizermos nosso trabalho direito o novo Battle.net será uma ótima maneira de reunir as pessoas. Os jogadores se sentirão estimulados a permanecer conectados enquanto estiverem jogando uma campanha single player, para que possam permanecer conectados com seus amigos na Battle.net e ganhar as realizações do serviço", disse Frank Pearce, co-fundador da Blizzard e produtor executivo de StarCraft II em entrevista ao VideoGamer.com."
"A melhor abordagem sob a nossa perspectiva é ter a certeza que o jogador tenha uma plataforma cheia de recursos que as pessoas queiram jogar, onde estejam seus amigos e a comunidade como um todo", acrescentou Pearce."
Electronic Arts, Warner Bros, Square Enix e Konami são outras grandes Desenvolvedoras que já usam a tecnologia da Denuvo em seus títulos, e a tendência é que cada vez mais gente use. Na cena da pirataria, o momento é de tensão.
E você? Qual sua opinião sobre esse novo método que vem sendo adotado pela maioria das grandes empresas de jogos? Acha que vale a pena investir em segurança? Ou fica do lado da Blizzard que prefere investir em melhor qualidade para tentar convencer os jogadores a comprar o jogo. Deixe sua opinião nos comentários.